As Escolas de Samba

Uma Escola de Samba é uma Agremiação formado pelos Sambistas profissionais (como Porta-Bandeira e Mestre-Sala, Passistas, Comissão de frente etc.) e pela Comunidade Рque é separada em varias Alas diferentes Рuma associação carnavalesca. Dividido em diferentes Ligas (segundo da classificação) e governado pela Liga independente das Escolas do Samba (Liesa/Liga), que seleciona o grupo dos julgadores para os 10 quesitos diferentes, cada uma das Escola de Samba tem o próprio nome da sua agremiação e o prefixo da GRES. (abreviação para Grêmio Recreativo das Escolas de Samba). As Liga mais alta se chama Grupo Especial, a seguinte Grupo A (Grupo de Acesso). As Escolas, que fazem parte destas duas Ligas desfilam na Sapucaí e produzem suas fantasias e alegorias em um próprio barracão a Cidade do Samba (no Centro do Rio, perto da Portuária).

As Escolas de Samba do Grupo Especial

Existem outras Ligas das Escolas mais baixas, como Grupo B, Grupo C, Grupo D etc. Eles desfilam fora da Sapuca√≠, pode que ser na Avenida Rio Branco o na Presidente Vargas ou em lugares um pouco mais fora do Centro. A sistema de subida e rebaixada das Escolas √© muito parecida com o esquema das Ligas no Futebol: No caso que uma Escola vence em seu Grupo, vai subir como “Campe√£o” da sua Liga para a pr√≥xima Liga mais alta (por exemplo vai subir do Grupo B para o Grupo A, onde vai desfilar no ano seguinte). Si seja a √ļltima classificada, com a menor pontua√ß√£o da sua Liga, vai ser rebaixada para uma Liga mais baixa (por exemplo: do Grupo Especial para o Grupo A). Ent√£o todo ano tem um movimento e um constante troco das Escolas entre as Ligas.

As Escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilam todos os anos na Marquez de Sapuca√≠ (Samb√≥dromo) em quatro noites seguidas de 9 pm – 6 am. Igual as Escolas do Grupo A, que se apresentam na Sapuca√≠ na Sexta Feira e S√°bado, o Grupo Especial realiza seus Desfiles como evento principal do Carnaval. Conforme do Regulamento da Liesa, as apresenta√ß√Ķes dos membros dessa Liga mas alta das Escolas se realizam em dois dias seguidos – seja no Domingo e na Segunda Feira da semana do Carnaval.

Si queres saber mais sobre o Carnaval atual, os Sambas atuais e dos √ļltimos Desfiles e a ordem do pr√≥ximo Maior espet√°culo da terra, consulta os posts A Ordem do Desfile 2020, Sambas Enredo 2019 e Sambas Enredo 2020.

O Carnaval do Grupo Especial

Pra saber mais sobre os eventos e processamentos em prepara√ß√£o dos Desfiles do Grupo Especial, se encontra uma explica√ß√£o sobre as datas e acontecimentos mais importante na agenda do Carnaval na Sapuca√≠ e sobre o processo da avalia√ß√£o dos apresenta√ß√Ķes pela j√ļri no dia do Desfile.