As características do Samba: O que é Samba Enredo
Pode ser chamado Samba Enredo, samba enredo ou Samba de Enredo. Apesar de ter nomes variados, cada um deles representa o mesmo gênero musical. Em resumo se trata do tipo de Samba que é inseparável vinculado com o Enredo e a Sinopse do Desfile de sua Escola de Samba. Só para ilustrar melhor: Composto pela combinação das palavras Samba e Enredo – seja a união entre o termo de Samba e de um tema particular – o estilo musical se refere ao próprio coração musical da apresentação de uma Escola de Samba do famoso Carnaval do Rio de Janeiro. Fortemente vinculado ao Rio desde o inicio da sua história e por seus raizes, o Samba Enredo pode ser visto como hino de uma Escola, homenageando a sua unicidade e ao mesmo tempo guiando por todas as estações do Desfile.
Índice
As características do Samba Enredo e a função principal
O que é Samba Enredo?
Em síntese se trata de uma canção, que consiste principalmente de uma música na forma de diferentes partes de estrofes e refrões. De fato a música é interpretado pelo Puxador principal da Escola e seu Apoio – que consiste num pequeno coro de cantores. De tal forma fazem parte do Carro de Som e são apoiados pelo Coro da Comunidade. Desde que o Samba Enredo nasceu foi recriada cada ano novamente pelos compositores da Ala. Com toda certeza, este estilo de Samba está inseparável conectada com a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro e os habitantes de seus Morros – chamado favelas – desde o momento de sua criação.
Durante de uma apresentação na Avenida (Sambódromo) com a duração de exatamente 82 minutos, a obra musical se apresenta na frente dos Julgadores da LIGA. Apesar de ser cantado pelo Puxador, seu Apoio e o coral de Comunidade de da Escola é igualmente importante. Enquanto da apresentação, os membros da Escola cantam juntos com o público e com toda paixão, alegria e energia que podem transmitir. A final de tudo, terem que convencer os quatro julgadores da Liesa que decidem sobre o Quesito do Samba Enredo.
Para encontrar informações mais detalhadas sobre a Liesa, o Regulamento, o Ranking atual da Liesa 2019 das Escolas e os Justificativos atuais consulta o Site da Liesa o seja da Liga Independente das Escolas de Samba e encontra todas informações sobre o Regulamento e os Justificativos do Samba.
É hoje! Componentes de um Samba
Primeiramente é importante a saber, que o Samba apresenta a sua história pela Letra diretamente conectada com as diferentes estações – as alegorias – para acompanhar e ilustrar o Desfile na Avenida. Seus versos, chamada Letra, narram e acompanham de forma detalhada o Enredo do Desfiles e suas várias estações – representadas pelos carros alegóricos – em ordem cronológica, igual a um libreto de ópera. O centro e coração da composição é o seu segundo Refrão: O Refrão de baixo. Em cima de tudo, a função principal deste Refrão é a exclamação da grandeza e beleza da sua Escola e a expressão forte de amor, paixão e fidelidade da comunidade pela Escola (a transmissão do amor a bandeira).
Numa entrevista comigo, Martinho da Vila me explicou as mudanças na famosa amor a bandeira para uma Escola de Samba:
„Naquele tempo (da fundação da Escola, do „Seu China“) os componentes eram todos da própria Escola. (Antigamente) não tinha uma Escola desfilando com a Porta-Bandeira da outra… cada um tinha o seu time. Quando alguém saia de uma Escola de Samba, passava um ano sem desfilar e depois ia pra outra. Existia uma ética.“
Martinho da Vila, Rio de Janeiro, 24.2.2016
Sem dúvida, todas as composições de hoje em dia ficam comparados com os Sambas inesquecíveis dos tempos antigos. Certamente, a forma de montar um Samba e a estrutura das reuniões era completamente diferente de hoje em dia – por vários motivos. Um dia, Machadinho da Vila, um dos compositores mais antigos da Escola, me contou sobre a época dos Sambas antigos quando era criança, os tempos dourados dos grandes compositores como Pixinguinha, Braguinha, Cartola – uma narração que me fez entender como funcionou antigamente e me impressionou profundamente.
„Sou nascido e criado praticamente aqui na Vila (…). Eu era sobrinho de um compositor chamado Silvão Machado da Silva que fazer as Musicas da Carmen Miranda (…). Eu aprendi (a) Musica ouvindo eles cantaram na minha casa. A Carmen Miranda (…), a irmae dela, a minha falecida mae cantava também. Assim que eu aprendi (…). Eles chegaram com Violoes. Meu tio Silvão Silva – compositor, Braguinha – compositor, Pixinguinha– compositor, (…) iam na minha casa, tomaram uma sopa que minha mãe fazia. (…) comiam pão, batata doce, Aipim… Eles iam pra tocar nas festas. (…) Nelson Cavaquinho, Cartola… Na minha casa tinha tanto deles fazendo Música. Eles tomando sopa, minha mãe lavando roupa no Tank, eles cantaram lá (…). Quando a musica era ruim, minha mãe falava: “Esta Música é feia.” Eles embolavam o papel, jogaram no quintal, a gente fazia fogueira com essa Músicas! Depois disso, eu guardava esses papeis todos, depois escrevi, escrevi, escrevi. A gente, se a mãe falava “Essa Música não vai dar certo.”, desembalava o papel de pão (…) não tinha papel branco. Não existia. Era papel de cartão de bolsa, de compras. (…) Era caro o papel. E a gente não tinha dinheiro. Eu tinha 7, 8 anos. A casa da mãe era no Engenho Novo, uma casa grande. (…) Os reuniões aconteceram na casa mesmo. Ninguém se reunia nos Bares, sabe porque? Era muito caro.“
Machadinho da Vila, Rio de Janeiro, 20.1.2015
Não somente as composições da época do nascimento do gênero são idealizadas hoje em dia, mas igualmente estes foram criados nos anos oitenta. Consulta o capitulo sobre os famosos Sambas antigos por aqui: https://sambaenredo.com/a-epoca-dourada-dos-sambas-antigos-sambas-enredos-inesqueciveis/.
Uma das funções principais do Samba Enredo é a abertura anual de uma nova temporada do Carnaval em Setembro e Outubro pela da Disputa dos compositores em todas as Escolas. Para uma participação neste concurso, a Ala de compositores divide se em Parcerias de 3 a 7 pessoas e monta um Samba Enredo. Uma vez que o Samba fosse selecionado entre os concorrentes do Concurso – ele toma a função honrosa do hino de sua Escola durante os ensaios e no Desfile. Por consequência, as Parcerias passam cada fim de semana na Quadra, defendendo seus Sambas e brigando pelo Campeonato no glamoroso Final do Samba (Samba Campeão).
Produzindo novos Sambas característicos
A Disputa nas Escolas de Samba
Durante o complexo processo de criação musical e poetica de um Samba no coletivo de compositores, chamado Parceria, não são apenas as ideias individuais dos compositores, que decidem sobre a vitória o derrota de um Samba concorrente no concurso. Em suma, o conceito artístico tem que estar de acordo com várias regras e tradições musicais que são transmitidas oralmente ao longo da história do gênero. Além disso, tem que incorporar os diferentes desejos, especificações da Sinopse e determinações externas no processamento criativo e tem que ser apresentado – no melhor caso – para um Puxador na frente, que faz parte do grupo conhecido como Puxador o interprete de ponta. Ele vai cobrar um valor alto para defender o Samba, mas para um Samba concorrente no Grupo Especial hoje em dia já faz parte dos condições da Disputa, que uma Parceria tem que conseguir. Não são apenas esses, que definam as autoridades da Escola para decidir sobre a eliminação da Disputa nas primeiras Cortes, mas também algumas, que vem de outras instancias externas.
Por certo, os compositores se encontram num campo amplo de tensão, incluindo vários fatores e instâncias. No momento de Reunião, não enfrentam apenas os desafios entre teoria e da prática da composição – ou seja, os prescrições e regras oralmente transmitidas e a prática diária da composição. Mesmo com as tradições musicais do gênero como conhecimento básico por trás e como herdeiro dos ancestrais na veia, eles necessitam considerar o fato, que as Escolas estão sofrendo um movimento cada vez mais global e comercial. Em outras palavras – mesmo criando uma obra de arte, a Parecia tem que considerar o contexto político e social do Carnaval em sua constante mudança, adaptando se anualmente aos circunstancias atuais.
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